Mensagens populares

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Moda da alma


Há muito tempo que não escrevo é verdade, mas hoje quero falar um pouco de modas em Angola num sentido um pouco diferente do normal.
Já toquei nesse aspecto no blogue mas cada vez mais sinto necessidade de salientar este ponto.
É triste mas a verdade é que cada vez mais vivemos numa sociedade pobre, sem valores, sem moral. As prioridades de todo mundo passaram a ser: " Quem tem o carro mais caro? Tenho que comprar roupas novas, Tenho que exibir o corpo para sentir-me atraente, tenho que ter um namorado rico para sustentar-me os vícios..." etc...
Sei que pareço um pouco moralista mas custa-me ouvir os meus pais falarem de como era antigamente, como havia um respeito pela família, horas de chegar a casa, empenho em relacionamentos, luta por um verdadeiro amor e ver que hoje quem acredita nisso é ridicularizado.
Não parto em defesa dos homens pois estes na sua maioria brincam com os sentimentos das mulheres, sabem que podem dormir com esta hoje e se o chatear demasiado amanha tem uma outra à espera, coleccionam-nos como cromos e tratam-nos como objectos mas também culpadas somos nós,sim nós mulheres que hoje em dia não temos respeito por nós mesmas nem por outras.Nós aceitamos ser amantes, tentamos roubar os namorados de outras mesmo sendo nossas amigas, aceitamos ir para a cama facilmente com o primeiro que nos dê uma cantada ou um saldo. Acabamos por instituir no homem a ideia do "saca fácil", aqui é só chegar e se pagar leva...
Que raio de imagem estamos a passar de nós mesmas para o mundo minhas irmãs Angolanas?
Sei que não somos todas iguais mas não podemos justificar a nossa falta de vontade de lutar por algo melhor com as más condições de vida. Vamos voltar a lutar por obter uma boa educação, por um bom emprego. Vamos fazer com que os nossos homens nos valorizem pela nossa inteligência, pelo nosso carácter e boa índole ao invés do rabo maior, da perna mais grossa, do peito mais redondo.
Meninas adolescentes adoram postar fotos em trajes menores no face, moças adultas que deveriam dar o exemplo escarrapacham os seus grandes rabos em mini-saias curtíssimas na internet é assim que queremos que nos dêem valor?! É assim que acham que um dia poderão conquistar alguém e ser alguém na vida? E quando a beleza passar? Quando o rabo cair? Quando a barriga aumentar? Acham que quem vos escolheu só pela beleza irá permanecer ao vosso lado?
Ensinaram-me a decorar a minha alma, ou seja, a mostrar beleza interior, a ter valores e a lutar pelos mesmos.
Ninguém é perfeito e todo mundo erra mas hoje e sempre aconselho a seguirmos a moda de manter os nossos valores morais, de mostrar-mos o belas que somos sim mas sem cair no vulgar, no fácil, vamos mostrar que as mulheres Angolanas tem que ser conquistadas, que merecem compromissos sérios. Vamos respeitar as nossas irmãs angolanas e os seus compromissos. Vamos respeitar a nós mesmas e aos nossos corpos.
Falar de Deus é fácil, difícil é por em prática aquilo que Ele nos ensinou e com certeza na Bíblia não diz vai e rouba o marido da tua irmã, na bíblia não diz vai e pousa quase nua para conquistar um homem, na Bíblia não diz mulher não estudes, não trabalhes e vende o teu corpo para seres sustentada.
Vamos adoptar uma nova moda e ser bonitas de dentro para fora!
Tenho-o dito por hoje!

1 comentário: